top of page

Amor Universal

Sathya Sai Baba

 

O ódio não se destrói pelo ódio, destrói-se pelo Amor, esta é uma Verdade Universal...Que eu possa desenvolver o Amor Universal: a bondade amorosa, a compaixão a todos os seres, a boa vontade e a não-violência, a equanimidade, a paciência e o contentamento. Verdadeiramente, a felicidade será para sempre o meu destino.Que a felicidade tome conta de mim! Que ninguém decepcione o seu próximo, nem despreze um ser mínimo que seja.Que ninguém, por cólera ou ódio, deseje mal a outrem. Assim como a mãe que proteje o seu único filho, mesmo com risco da própria vida, da mesma forma cultivemos um infinito Amor a todos osseres.Quando de pé, andando, sentados ou deitados, durante todo o tempo em que estivermos acordados, deveremos desenvolver a plena atenção mental e o Amor Universal. Isto é a mais elevada conduta aqui.Que o Amor Universal possa estar dentro de cada um de nós!

O Atma Indestrutível

Sathya Sai Baba – 9/01/2004

 

Vocês todos são o Atma indestrutível; nada deveria desencorajá-los. Em seus sonhos, vocês sofrem muito devido à perda de dinheiro, ao incêndio, às inundações, aos insultos, etc., mas, uma vez que acordam, não são afetados absolutamente. Quando estes acontecimentos ocorrem quando estão acordados, vocês se sentem aflitos. Mas deixe-Me contar-lhes que, a partir do estado da Realização, mesmo o estado de vigília é igualmente sem validade. Não é o real 'você' que sofre tudo isso. Abandonem a ilusão de que vocês são esta entidade física e se tornem realmente livres.

 

Manifestações do Atma

Sathya Sai Baba (01 / 11 / 2004)

 

Tudo o que você vê no cosmo, os objetos que se movem e os que não se movem, são manifestações do Atma. Este Atma é chamado de Consciência. Esta Consciência produz, em cada ser, o sentido de “identidade do Eu”, que se expressa como “Eu”, ou o conhecedor. Quando este “Eu” se identifica com o corpo, toma a forma do ego. Isto é chamado de Engano. O que o homem necessita hoje é decidir perceber o Atma, sua própria verdade. Através do conhecimento do ser, o homem pode experimentar a felicidade Átmica.

 

 

O amor é o fruto da vida

Sathya Sai Baba (01/12/2004)

 

O amor é o fruto da vida. Um fruto tem três componentes: a pele, a polpa suculenta e a semente. Para experimentar a doçura do fruto, primeiramente temos de retirar a pele. A pele representa o egoísmo, o sentimento do “Eu”, que exclui, limita e individualiza. A semente representa o individualismo, o sentimento do “meu”, que é possessivo e ganancioso. Isto também deve ser descartado. O que resta é o suco doce, que os Upanishads descrevem como o Amor Divino, Supremo.

bottom of page